sexta-feira, 4 de junho de 2010

Grupo D

No Grupo D a Alemanha é a favorita sem dúvida, mas, Gana, Sérvia e Austrália são adversários bem traiçoeiros. Gana disputou somente a Copa de 2006, e a seleção ganesa chegou a ir para as oitavas-de-final, só que pegaram o Brasil e aí foram eliminados. Gana conquistou quatro Copas das Nações Africanas, neste ano perdeu na final para o Egito, e os ganeses foram campeões do mundial sub-20, no anos passado, ou seja, eles estão ganhando o seu espaço. A Austrália também conseguiu avança para as oitavas-de-final da Copa de 2006, foram eliminados pela a Itália que foi a campeã. Já a Sérvia levou uma surra inclusive uma goleada sofrida pela Argentina de 6 a 0, mas, a Sérvia herdou a tradição da antiga Iugoslávia. A Alemanha que se cuide, porque passar deste grupo não será nada fácil.

Alemanha
Com a contusão que tirou Ballack da Copa da África do Sul, a seleção alemã perdeu sua liderança e sua técnica. Cabe agora ao técnico Joachim Löw a encontrar outro capitão para a equipe, Schweinsteiger deverá cumprir a missão de Ballack de comandar o time. Outra baixa da Alemanha é a dos goleiros, Enke cometeu suicídio, Adler quebrou as costelas, o treinador teve que chamar o veterano Butt, do Bayern de Munique. Löw, não convocou o brasileiro naturalizado alemão, Kevin Kuranyi, mas convocou outro brasileiro o atacante Cacau, que joga desde 2003 no Stuttgart. Miroslav Klose é o homem de ataque desde a Copa de 2002, neste ano ele terá concorrência acirrada para ser titular, Podolski, do Colônia, Gómez, do Bayern de Munique e Kiessling, do Bayer Leverkusen, podem ficar com a posição.

Austrália
A Austrália mudou de continente. Pelo menos no futebol, a seleção australiana filiou-se a Confederação Asiática de Futebol (AFC), e agora disputa competições pela Ásia. Conquistando sua participação pela segunda vez seguida à uma Copa do Mundo, a Austrália ambiciona ir mais longe do que em 2006, quando foi eliminada nas oitavas-de-final para a Itália com um gol de pênalti no final da partida, os italianos foram campeões desta Copa. Com os atacantes Kewell, do Galatasaray, da Turquia e Bresciano do Palermo da Itália, lesionados (eles estão correndo contra o tempo para se recuperarem), o peso de destaque da seleção australiana fica com Tim Cahill, do Everton, da Inglaterra. O meia Cahill, fez dois gols na Copa de 2006 e nas eliminatórias para África do Sul ele foi o artilheiro da sua seleção com quatro gols.

Sérvia
Com toda certeza os jogadores da Sérvia querem esquecer o péssimo último lugar na Copa da Alemanha, em 2006. A Sérvia perdeu os três jogos da primeira fase, inclusive com a amarga goleada por 6 a 0 para a Argentina. Naquela ocasião era a Sérvia e Montenegro, agora só como Sérvia a seleção quer dar uma virada de página, e está conseguindo até aqui. Os ex-integrantes da antiga Iugoslávia, classificaram com líder do grupo nas eliminatórias, deixando a França na repescagem e eliminando da Copa as seleções da Romênia e Áustria . Entre os destaques do time estão o seguro zagueiro Vidic, do Manchester United, da Inglaterra e o volante Stankovic, da Internazionale, da Itália.

Gana
Com "Gana" de vencer, a seleção ganesa vem com muito apetite de fazer a sua história na Copa do Mundo. Vice-campeã da Copa Africana de Nações deste ano perdendo para o Egito na final, os ganense confia na boa fase do atacante Gyan, do Rennes, da França. Muntari e Essien são a força do meio-campo. Gana disputa a sua segunda Copa do Mundo, com bastante equilíbrio, quatro jogos, duas vitórias e duas derrotas.

Nenhum comentário: