Em sua estreia na Copa das Confederações a anfitriã seleção brasileira não teve piedade dos japoneses e aplicaram uma goleada de 3 x 0. O jogo de abertura do torneio teste da Copa do Mundo de 2014, começou conturbado, com manifestações do lado de fora do estádio Nacional Mané Garrincha, contra o alto custo que o governo está investindo na competição da Fifa, dentro da arena a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Fifa Joseph Blatter tiveram que ouvir um coro de vaias. Fora os fatores extra-campo, a partida foi bem emocionante.
Neymar que vinha sendo pressionado por passar um longo período sem marcar gol, estufou logo as redes do gol de Kawashima, aos três minutos de jogo, em um chute de primeira, de fora da área. O novo atacante do Barcelona mostrou que está de volta com o seu futebol arte. Paulinho surpreendeu a defesa do Japão e marcou o segundo gol, também de maneira rápida, aos dois minutos do segundo tempo. Do banco para o terceiro gol do Brasil, isso aconteceu com o atacante Jô, que recebeu um excelente passe de Oscar aos 47 minutos da etapa final.
Analisando a partida: O Brasil pareceu que finalmente encontrou seu time ideal, é claro que ainda falta testes com seleções mais fortes, mas pela primeira vez o técnico Felipão pode repetir o seu time titular, agora resta acompanhar a reação de cada jogador diante dos próximos desafios. A seleção japonesa foi decepcionante, com um elenco repleto de jogadores que jogam em clubes europeus, principalmente na Alemanha que vem a cada ano com um campeonato em crescimento. Ainda tem mais dois desafios para os japoneses, a Itália e o México, veremos se o problema deles é contra a seleção canarinho ou se é mesmo com o elenco que ainda não se encontrou.
Ficha do jogo:
BRASIL 3 x 0 JAPÃO
Estádio Nacional Mané Garrincha - 67.423 (Brasília)
Gols: Neymar 3/1ªT, Paulinho 2/2ªT e Jô 47/2ªT
Árbitro Pedro Proença
(POR)
BRASIL
12 – Júlio César
2 – Daniel Alves
3 – Thiago Silva
4 – David Luiz
6 – Marcelo
17 – Luiz Gustavo
18 – Paulinho
11 – Oscar
10 – Neymar (Lucas
no 2ªT)
19 – Hulk (Hernanes
no 2ªT)
9 – Fred (Jô no
2ªT)
Técnico: Luiz Felipe
Scolari
JAPÃO
1 – Kawashima
15 – Konno
5 – Nagatomo
22 - Yoshida
6 – Uchida
7 – Endo (Hosogai no
2ªT)
17 – Hasebe
8 – Kiyotake (Maeda
no 2ªT)
4 – Honda (Inui no
2ªT)
10 – Kagawa
9 – Okazaki
Técnico: Alberto
Zacceroni (ITA)